A busca por síndicos profissionais vem aumentando consideravelmente no Brasil. Um dos principais fatores que influenciam essa procura é o profissionalismo e dedicação integral que o síndico profissional tem. Além disso, também tem diminuído o número de moradores interessados em atuar como síndico.
Não é segredo que todo condomínio precisa de um síndico, não é mesmo?! Para que esta gestão seja ainda mais efetiva, é necessário que o profissional tenha boa comunicação, capacidade de resolver problemas e conflitos dentro do condomínio, entre outras funções. Para deixar as dúvidas de lado e esclarecer os benefícios que um síndico profissional pode trazer, confira a seguir as principais vantagens deste profissional para o condomínio.
Qualificação e preparo adequado
Diferente do síndico morador, o síndico profissional está inteiramente dedicado à função, sendo um prestador de serviço. Com isso, o profissional possui treinamento especializado, conhecimento nas áreas de atuação, como por exemplo: contabilidade, comunicação, logística, recursos humanos e administração. Sendo assim, podemos concluir que os síndicos profissionais são mais preparados e qualificados para exercer a função. Além disso, vale lembrar que por se tratar de um profissional e não de um morador, os conflitos pessoais entre a vizinhança não interferem na atitude do síndico, pois ele se faz imparcial nas situações e preza pelas regras que precisam ser cumpridas.
Gestão de pessoas e conflitos
O síndico profissional está apto para lidar com as mais variadas situações que podem acontecer dentro do condomínio. Ele lida com as questões e impasses de forma imparcial, humanizada e profissional. Desde as situações mais simples, como por exemplo, placas que precisam ser instaladas, até questões burocráticas, como moradores descumprindo regras ou ocasionando problemas com a vizinhança. Independente da situação saiba que o síndico profissional está preparado para realizar uma gestão adequada.
Planejamento do condomínio
Uma das responsabilidades do síndico profissional é a elaboração do planejamento do condomínio. Dentro deste documento, deve haver a lista das demandas principais e secundárias, tanto dos funcionários, quanto dos moradores, é necessário listar as prioridades e criar um plano de ação com prazos definidos para cada atividade necessária. Essa ação, por mais simples que pareça, pode ser um excelente caminho para melhorar a qualidade de vida dos moradores e otimizar o trabalho dos funcionários do condomínio, tornando assim, a convivência mais pacífica e satisfatória.
Gestão transparente e confiável
A transparência nas contas e ações do condomínio é um dos principais benefícios da contratação de um síndico profissional. Dentre as responsabilidades deste profissional, podemos destacar a gestão transparente e o zelo pela organização e controle financeiro do prédio. Com um síndico profissional à frente do condomínio, certamente haverá organização, disciplina, transparência e confiabilidade em todas as ações tomadas por ele.
Disponibilidade e prioridade na função
Geralmente, o síndico morador possui outro emprego e outras funções, por isso acaba precisando conciliar todas as suas tarefas com a atuação como síndico. Por mais que existam síndicos moradores excelentes e dedicados, faz-se necessário frisar que o síndico profissional pode dedicar-se inteiramente ao condomínio, pois exerce apenas essa função. Dessa forma, todas as demandas necessárias serão priorizadas e realizadas dentro dos prazos estipulados, já que o síndico morador está também dedicado ao seu trabalho que, na maioria das vezes, ocorre diariamente e em horário comercial.